quarta-feira, 5 de março de 2008

Alfabetização Tecnológica do Professor

LEITE, Lígia Silva; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnológica do professor Petrópolis: Vozes, 1999.

Durante séculos a alfabetização tem sido fator de socialização no mundo e interpretação deste, hoje se torna cada vez mais importante uma alfabetização audiovisual (Demartini, 1993), uma educação para a mídia (Belloni, 1991), enfim, uma alfabetização tecnológica para interpretação e ação crítica junto às novas tecnologias e formas de comunicação.

O professor precisa se preparar, enquanto atualização e formação profissional, para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos produtores e intérpretes das linguagens do mundo atual e futuro.
Alfabetização tecnológica tem relação direta com o domínio crítico da linguagem tecnológica, não apenas mecânica.

O uso das tecnologias deve ser contextualizado com as necessidades sócio-culturais do aluno, como indicam os PPPIs institucionais.

A formação do educador deve levar em consideração a análise e compreensão da realidade, evitando assim práticas dissociadas do dia-a-dia do aluno e da escola.

Ao trabalhar com os princípios da TE, o professor estará criando condições para que o aluno, em contato crítico com as tecnologias da/na escola, consiga lidar com as tecnologias da sociedade sem ser por elas dominado. Isso só será concretizado quando o professor dominar o saber relativo às tecnologias, tanto em termos de valorização e conscientização da sua utilização (ou seja, porque e para que utilizá-las) quanto em termos de conhecimentos técnicos (ou seja, como utilizá-las de acordo com a sua realidade).

A escola é responsável pela educação de crianças e jovens, deve trabalhar com objetivos e meios que ajudem a formar nos alunos uma lógica e uma percepção capazes de levá-los a participar na construção de uma sociedade que produza e utilize as tecnologias de forma mais crítica e democrática. O conceito de alfabetização tecnológica do professor refere-se ao conjunto de tecnologias existentes na sociedade e com as quais as pessoas tem contato assistemático.

A alfabetização tecnológica do professor pode ser entendida como um conceito que envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas de expressão, além de distinguir com, quando e por que são importantes e devem ser utilizadas no processo educativo.

A utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma educação transformadora se for baseada em um conhecimento que permita ao professor interpretar, refletir e dominar criticamente a tecnologia.

Add. Ref.: BELLONI, Maria Luiza. Educação para a mídia: missão urgente na escola.
COSTA, Marisa C. V. A dissociação entre teoria e prática na formação do professor.
DRUCKER, Peter F. Tecnologia, gerência e sociedade.

Recife, 15.12.2007, por Ricardo Silva

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