quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Produção e Avaliação de Software Educativo

Resumo sobre o tema Planejamento, como parte integrante do Pré-projeto de Pós-graduação em Informática Educacional, FAFIRE 2007

A sociedade da informação está cada vez mais exigente quanto à formação integral do sujeito para o desenvolvimento de novas competências, assegurando maior produtividade, desenvolvimento e sustentabilidade institucionais. Embora esta seja uma visão tecnicista e capitalista do modelo de homem exigido por esta sociedade, uma das competências deve ser a consciência do papel do indivíduo sobre o coletivo, consolidando o direito a cidadania e a preservação da vida.

Neste contexto a estratégia de planejamento das atividades educacionais relacionadas ao uso das TICs deve considerar fatores não apenas pedagógicos, mas também relacionados ao comportamento e desenvolvimento cognitivo induzidos pela exposição a ambientes que proporcionem, através de simulações e outras possibilidades de interatividade, o desenvolvimento de novas subjetividades, capazes de criar outras formas de raciocínio, conduzindo o processo de ensino e aprendizagem a novos patamares.

O avanço das tecnologias faz com que a noção que temos de tempo e distância seja alterada, estabelecendo outros referenciais de ordem prática e funcional. Há questões importantes envolvidas, como a dos valores éticos e morais, associados à mudança de comportamento induzidos pelos ambientes aos quais os usuários são expostos.

A ferramenta computador, dentro desta perspectiva, pode ser um grande aliado da escola, enquanto ferramenta que favoreça ampliar a efetividade do Projeto Político-Pedagógico. Para esta finalidade podem ser desenvolvidos ambientes virtuais que possibilitem tais ações.

OLIVEIRA, Celina Couto de. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001. cap. 03, p. 85-90.

Recife, 04.07.2007, por Ricardo Silva

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Seguidores