Resumo sobre o tema Planejamento, como parte integrante do Pré-projeto de Pós-graduação em Informática Educacional, FAFIRE 2007
Na educação escolar estabelecem-se vários níveis de planejamento, considerando-se a abrangência: do sistema de educação nacional, da escola, curricular, projeto ensino-aprendizagem, projeto de trabalho e setorial. O primeiro conceito a ser aprofundado deve ser o de Projeto de Ensino-Aprendizagem, que está mais próximo do professor por suas características práticas de ação.
O termo projeto está associado a uma construção processual, reflexiva, baseada na prática. Embora o planejamento se concentre no campo das ações há a necessidade de sua contextualização com as intencionalidades colocadas para a instituição no Projeto-Político Pedagógico. Educar é um processo dinâmico, de transformação da realidade, ou seja, é um processo intencional de compreensão da realidade, com interação e interatividade.
A organização do trabalho pedagógico requer sistematização e organização, numa perspectiva de contextualização das práticas e conteúdos apresentados. Neste sentido, o estabelecimento de um sistema de currículos pode nortear as ações dos educadores, chamando a atenção para a possibilidade de engessamento do processo, o que motiva a escola a adotar práticas educativas flexíveis e enriquecedoras para processo de ensino e de aprendizagem.
O planejamento, neste caso, deve levar em conta a prática cotidiana da escola, enquanto espaço de socialização de saberes, sob uma visão de totalidade, considerando sua dimensão pedagógica, administrativa e comunitária. O Projeto de Ensino-Aprendizagem deve ser então uma construção coletiva de ações para o coletivo dos sujeitos, atores fundamentais deste processo. As metas não serão alcançadas sem a interiorização da importância da aprendizagem. Deve-se considerar, após a elaboração do projeto e sua realização, um processo avaliativo contínuo e coerente com as respostas para as perguntas colocadas na carta de intenções institucional (PPPI).
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2005. 3ª parte, cap. I, p. 95-103.
Recife, 03.07.2007, por Ricardo Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário