quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Produção e Avaliação de Software Educativo

Resumo sobre o tema Planejamento, como parte integrante do Pré-projeto de Pós-graduação em Informática Educacional, FAFIRE 2007

A sociedade da informação está cada vez mais exigente quanto à formação integral do sujeito para o desenvolvimento de novas competências, assegurando maior produtividade, desenvolvimento e sustentabilidade institucionais. Embora esta seja uma visão tecnicista e capitalista do modelo de homem exigido por esta sociedade, uma das competências deve ser a consciência do papel do indivíduo sobre o coletivo, consolidando o direito a cidadania e a preservação da vida.

Neste contexto a estratégia de planejamento das atividades educacionais relacionadas ao uso das TICs deve considerar fatores não apenas pedagógicos, mas também relacionados ao comportamento e desenvolvimento cognitivo induzidos pela exposição a ambientes que proporcionem, através de simulações e outras possibilidades de interatividade, o desenvolvimento de novas subjetividades, capazes de criar outras formas de raciocínio, conduzindo o processo de ensino e aprendizagem a novos patamares.

O avanço das tecnologias faz com que a noção que temos de tempo e distância seja alterada, estabelecendo outros referenciais de ordem prática e funcional. Há questões importantes envolvidas, como a dos valores éticos e morais, associados à mudança de comportamento induzidos pelos ambientes aos quais os usuários são expostos.

A ferramenta computador, dentro desta perspectiva, pode ser um grande aliado da escola, enquanto ferramenta que favoreça ampliar a efetividade do Projeto Político-Pedagógico. Para esta finalidade podem ser desenvolvidos ambientes virtuais que possibilitem tais ações.

OLIVEIRA, Celina Couto de. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001. cap. 03, p. 85-90.

Recife, 04.07.2007, por Ricardo Silva

O planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico

Resumo sobre o tema Planejamento, como parte integrante do Pré-projeto de Pós-graduação em Informática Educacional, FAFIRE 2007

Na educação escolar estabelecem-se vários níveis de planejamento, considerando-se a abrangência: do sistema de educação nacional, da escola, curricular, projeto ensino-aprendizagem, projeto de trabalho e setorial. O primeiro conceito a ser aprofundado deve ser o de Projeto de Ensino-Aprendizagem, que está mais próximo do professor por suas características práticas de ação.

O termo projeto está associado a uma construção processual, reflexiva, baseada na prática. Embora o planejamento se concentre no campo das ações há a necessidade de sua contextualização com as intencionalidades colocadas para a instituição no Projeto-Político Pedagógico. Educar é um processo dinâmico, de transformação da realidade, ou seja, é um processo intencional de compreensão da realidade, com interação e interatividade.

A organização do trabalho pedagógico requer sistematização e organização, numa perspectiva de contextualização das práticas e conteúdos apresentados. Neste sentido, o estabelecimento de um sistema de currículos pode nortear as ações dos educadores, chamando a atenção para a possibilidade de engessamento do processo, o que motiva a escola a adotar práticas educativas flexíveis e enriquecedoras para processo de ensino e de aprendizagem.

O planejamento, neste caso, deve levar em conta a prática cotidiana da escola, enquanto espaço de socialização de saberes, sob uma visão de totalidade, considerando sua dimensão pedagógica, administrativa e comunitária. O Projeto de Ensino-Aprendizagem deve ser então uma construção coletiva de ações para o coletivo dos sujeitos, atores fundamentais deste processo. As metas não serão alcançadas sem a interiorização da importância da aprendizagem. Deve-se considerar, após a elaboração do projeto e sua realização, um processo avaliativo contínuo e coerente com as respostas para as perguntas colocadas na carta de intenções institucional (PPPI).

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2005. 3ª parte, cap. I, p. 95-103.

Recife, 03.07.2007, por Ricardo Silva

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