quarta-feira, 5 de março de 2008

Saberes Docentes e Formação Profissional

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Atualmente as exigências sobre o trabalho do docente enfatizam a necessidade de se estabelecer novos parâmetros para sua formação, planejamento das atividades de ensino e organização do trabalho.
Há a necessidade de o professor tornar-se um profissional da pedagogia, capaz de lidar com inúmeros desafios de educar em todos os níveis de ensino.

É fundamental, então, que o estudo da pedagogia situe-se no contexto mais amplo da análise do trabalho do professor. Não se deve perder a referência do que é a escola, sua função e as condições de exercer as suas atividades com coerência, objetividade e eficácia.

Os docentes são atores importantes neste cenário e deve ser considerada sua importância como articulador do processo de ensino e aprendizagem. A seguinte definição provém de uma reflexão sobre o material de pesquisa referente ao trabalho dos professores:
“A pedagogia é o conjunto de meios empregados pelo professor para atingir objetivos no âmbito das interações educativas com os alunos. Noutras palavras, do ponto de vista do trabalho, a pedagogia é a “tecnologia” utilizada pelos professores em relação ao seu objeto de trabalho (os alunos), no processo de trabalho cotidiano, para obter um resultado (a socialização e a instrução).

O trabalho humano corresponde a uma atividade instrumental. Um processo de trabalho pressupõe a presença de uma tecnologia através da qual o objeto ou situação são abordados, tratados e modificados. Não existe, portanto, trabalho sem técnica, não existe objeto do trabalho sem relação técnica do trabalhador com esse objeto. Segunda (Laughlin, 1989), toda atividade humana comporta certa dimensão técnica. Ensinar é desencadear um programa de interações com um grupo de alunos, a fim de atingir determinados objetivos educativos relativos à aprendizagem de conhecimentos e à socialização.

Quando ensinamos, ao contrário do que percebemos na necessidade de ampliar objetivos, interpretamo-los, adaptamo-los e transformamo-los de acordo com as exigências da situação do trabalho.

Do ponto de vista do trabalho docente, a pedagogia é uma tecnologia que exige dos pedagogos e educadores em geral recursos interpretativos relativos às próprias finalidades da ação.

A pedagogia corresponde a uma atividade construtiva e interpretativa ao mesmo tempo: os professores precisam interpretar os objetivos, dar-lhes sentido em função das situações concretas de trabalho e, ao mesmo tempo, conceber e construir as situações que possibilitem sua realização.

Com relação às tecnologias educativas dos professores, os saberes científicos e de formação do docente não podem fornecer aos professores respostas precisas para o “como fazer”. Na maioria das vezes o professor precisa tomar decisões e desenvolver estratégias de ação em plena atividade, sem poderem se apoiar num “fazer saber” técnico-científico que lhes permita controlar a situação com toda a certeza.

Recife, 14.12.2007, por Ricardo Silva

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