quarta-feira, 15 de abril de 2009

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: A CONCEPÇÃO GENÉTICO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
Disciplina: Cognição e Aprendizagem

Prof.: Ana e Carlos

Ricardo José de Souza Silva
[1]

COLL, César e MARTÍ, Eduardo. Aprendizagem e Desenvolvimento: concepção genético-cognitiva da aprendizagem. In Coll, C., Palacios, J. & Marachesi, O Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

RESENHA CRÍTICA

A aprendizagem tem sido objeto de pesquisa, sobretudo nas investigações acerca da gênese do conhecimento. Neste contexto, os autores abordam o tema, com referência inicial aos aspectos da teoria genética, enfocando as teses e principais resultados.


O ponto de partida é a problematização sobre o conhecimento, indicando os estudos de Piaget sobre as questões epistemológicas. Enfatiza o apoio que Piaget encontrou na Psicologia para analisar o processo de aquisição de conhecimento, apresentando as definições de conhecimento e epistemologia genética.

Em seguida os autores estabelecem uma relação entre da aprendizagem com o desenvolvimento cognitivo, o qual segundo Piaget “constitui-se numa sucessão de estágios e subestágios caracterizados pela forma particular de como os esquemas se organizam e se combinam entre si formando estruturas.”

Tais estágios estão descritos como: sensório-motor, de inteligência representativa e das operações formais. Nesta abordagem pretende-se detalhar o processo de aquisição de conhecimento, acerca dos estágios de desenvolvimento do ser humano, considerando a tese de que o conhecimento só existe a partir das interações dos sujeitos com os objetos.

A segunda parte do texto aborda os resultados das pesquisas de Piaget e de seus colaboradores quanto à equilibração, desenvolvimento e aprendizagem. A problematização parte do pressuposto de que sem a equilibração é impossível explicar as novas aquisições e o desenvolvimento do pensamento racional. As conjecturas estabelecidas durante a pesquisa demonstram a preocupação em analisar cuidadosamente na tese, suas afirmações e contradições.

Na apresentação dos principais resultados encontramos a constatação das proposições de Piaget e colaboradores sobre a aprendizagem operatória ser possível, a partir das atividades desenvolvidas pelo sujeito, o que demonstra a existência dos processos de construção lógica na aquisição de conhecimentos. Outros resultados importantes estão associados à aprendizagem relacionada ao nível cognitivo inicial do sujeito e aos conflitos, geradores de aprendizagem, os quais corroboram para a afirmação de que a equilibração existe durante o processo de aquisição de novos conhecimentos.

Na terceira parte os autores abordam o tema sob a perspectiva pedagógica, destacando que, apesar do interesse de Piaget por aplicar seus estudos à educação tenha sido secundário, as contribuições foram fundamentais para compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo; e as possibilidades de ações educativas, principalmente nas séries iniciais. São abordados também os aspectos relacionados à capacidade de aprendizagem, o funcionamento cognitivo e a metodologia do ensino.

Nas considerações finais os autores indicam referências bibliográficas para aprofundamento sobre o tema. Acredito que este texto pode servir de referência teórica para professores e pesquisadores que procuram investigar os processos de desenvolvimento cognitivos, sob a perspectiva dos estudos realizados por Piaget e seus colaboradores. As informações trazem riqueza de detalhes sobre a tese e os resultados das pesquisas, além de abordar as possibilidades de inserção dos resultados dos estudos no contexto pedagógico. Trata-se de um bom referencial teórico para estudo e pesquisa utilizando-se Concepção Genético-Cognitiva da Aprendizagem.

[1] Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE 2009.1

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